Avançar para o conteúdo principal

Rancho Folclórico as Andorinhas




HISTORIAL


O Rancho Folclórico as Andorinhas de Vale Formoso, foi fundado a 4 de Abril de 1998 por um grupo de amigos ; residentes nesta freguesia.
O traje que vos apresentamos advém dum famoso evento realizado no ano de 1918, com o titulo a Descoberta da Moura, a qual fez deslocar Escritores a esta aldeia de grande renome; foi o caso de Jaime Lopes Dias, autor do livro etnografia das beiras.
Neste famoso evento não faltou o folclore "as marchas"e outras indeterminadas actividades culturais. Esta aldeia na época era rica em cultura, existiam duas bandas filarmónicas. Outro autor com diversos lançamentos; como por exemplo Covilhã Paróquias de 1758, editado no ano de 2000, falamos de Adelino Pais Fernandes, fez questão de mencionar no mesmo livro que, na actual época o único embaixador desta aldeia é e será o rancho folclórico as andorinhas.
Vale Formoso situa-se a norte da cidade da Covilhã e a sul da Guarda, a cerca de 20 kms da Guarda, cidade mais alta de Portugal e 20 da Covilhã; Belmonte vila histórica, onde nasceu Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil, dista apenas 5 kms da aldeia, fica ainda nas abas da rainha, da mais bela e da mais alta serra de Portugal "a Serra da Estrela"; com suas gentes acolhedoras e muito humildes.
Quem por cá passa só deseja voltar…terra de trabalho agrícola.
Olhando para o seu lindo vale do Zêzere vendo os seus pomares e vinhas tão inesquecíveis …por natureza é onde se colhe a fruta mais saborosas da cova da beira. Mas completar as necessidades modernas as novas tecnologias já estão na aldeia, o Rancho Folclórico As Andorinhas intercedeu junto da Caixa Geral de Depósitos, e obteve a caixa Multibanco que nos tempos actuais, tanta falta faz. Inscrito no INATEL com o número 4010 e designado pela mesma instituição com o nome Centro Cultura e Desporto.
A sua sede casa museu situa-se na Rua da Corte Nova nº 12 em Vale Formoso. Disponível para quem a queira visitar!...
Tenho dito… 

.